top of page

Mão de Obra

O serviço de mão de obra em veículos blindados envolve várias etapas complexas e especializadas. A seguir, está uma descrição detalhada do processo, que inclui desmontagem, instalação de blindagem, montagem final e testes. Cada etapa exige técnicos treinados e experientes para garantir a qualidade e a eficácia da blindagem.

  1. Desmontagem Inicial:

    • Desmontagem Interior: Técnicos removem cuidadosamente os painéis das portas, forros do teto, bancos, carpetes, e outros acabamentos internos. Isso é feito para expor a estrutura do veículo e permitir a aplicação da blindagem.

    • Componentes Eletrônicos: Remoção e etiquetagem de sistemas eletrônicos, como ar-condicionado, sistemas de som, e sensores, para reinstalação posterior.

  2. Preparação da Estrutura do Veículo:

    • Limpeza e Preparação: Limpeza das superfícies internas para garantir a aderência dos materiais de blindagem.

    • Modificações Estruturais: Ajustes na estrutura do veículo para acomodar a espessura adicional dos materiais de blindagem.

  3. Instalação da Blindagem:

    • Aço Balístico: Corte e moldagem de chapas de aço balístico que são fixadas na carroceria do veículo em áreas críticas, como portas, teto, colunas, e painel.

    • Manta de Aramida: Aplicação de mantas de aramida (Kevlar) em áreas específicas para complementar a proteção oferecida pelo aço. Isso inclui portas, laterais, e outros pontos vulneráveis.

    • Vidros Blindados: Substituição dos vidros originais por vidros blindados, que são mais espessos e pesados. A instalação requer ajustes na moldura das janelas e uso de adesivos e selantes especiais.

  4. Reinstalação e Ajustes:

    • Montagem Interna: Reinstalação dos painéis das portas, forros do teto, bancos, e outros componentes internos. Pode ser necessário fazer ajustes para acomodar a espessura adicional da blindagem.

    • Componentes Eletrônicos: Reinstalação e teste de sistemas eletrônicos para garantir que funcionem corretamente após a blindagem.

  5. Acabamento e Detalhes:

    • Isolamento Acústico e Térmico: Adição de materiais de isolamento para compensar o aumento de ruído e alterações térmicas devido à blindagem.

    • Revestimento e Estética: Ajustes finais nos acabamentos internos para garantir que o interior do veículo mantenha a aparência original ou seja melhorado.

  6. Testes Funcionais e de Qualidade:

    • Testes de Sistema: Verificação do funcionamento de todos os sistemas do veículo, incluindo direção, freios, suspensão, e eletrônicos.

    • Testes de Desempenho: Testes de estrada para avaliar a dirigibilidade, resposta do motor, e comportamento geral do veículo com o peso adicional da blindagem.

    • Verificação de Estanqueidade: Testes para garantir que não haja vazamentos de ar ou água e que o isolamento acústico esteja adequado.

  7. Inspeção Final e Documentação:

    • Inspeção de Qualidade: Inspeção final por um supervisor ou especialista para garantir que todas as etapas foram concluídas corretamente e que o veículo atende aos padrões de segurança e qualidade.

    • Documentação: Preparação de documentação detalhada sobre o processo de blindagem, especificações dos materiais utilizados, e os níveis de proteção alcançados.

Cada etapa do processo de blindagem requer habilidades especializadas e equipamentos adequados. As oficinas de blindagem devem seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança para garantir que o veículo final não só ofereça a proteção necessária, mas também mantenha sua funcionalidade e conforto originais. A mão de obra envolvida é altamente qualificada, com técnicos treinados especificamente para trabalhar com materiais balísticos e os complexos sistemas dos veículos modernos.

bottom of page